terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ALCOOLÍSMO

» A crise econômica, desemprego, problemas emocionais entre outros, tem levado um número cada vez maior de pessoas a buscar refúgio no álcool.

» O alcoolismo é na atualidade um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O álcool é uma das causas principais dos problemas da nossa sociedade, é uma droga como a heroína, cocaína, crack.

» Mas por quê? Porque vicia, altera o estado mental de quem utiliza, levando a atos impensados e muitas vezes violentos. Pior, causa problemas na família, e na sociedade.

» Segundo a revista “ciência hoje”, até os especialistas e pesquisadores têm dificuldade em separar um bebedor social do dependente (viciado) porque o consumo entre eles é muito alto e freqüente.

» Um dos primeiros sintomas do alcoolismo é a perda da liberdade, sobre a decisão do ato de beber..

» Segundo pesquisa da USP – universidade de são Paulo em 749 residências com histórico de agressões, violência, quebra-quebra, e violência sexual, a estatística mostra que:
- 52% dos agressores estavam embriagados
- os agressores são em grande maioria homens, e as vítimas são em quase 100% mulheres e crianças.

» Em agosto de 2003 deram entrada no pronto socorro de Paulínia SP. 126 pessoas envolvidas em brigas e acidentes de transito. Para surpresa dos médicos 100% estavam alcoolizados.

» 31.000 pessoas morrem por ano no transito e destes, cerca de 70% por causa ou conseqüência do álcool.



Problemas clínicos.

» Diversos são os problemas causados pela bebida alcoólica.

Sistema gastrointestinal – grande consumo de álcool pode levar a inflamação no esôfago e estomago, sangramento, enjôo,vômitos, pancreatite aguda e crônica.
A cirrose hepática é irreversível e leva ao alcoólatra a morte de maneira lenta.

Câncer- os consumidores de bebidas alcoólicas estão 10 vezes mais sujeitos a qualquer forma de câncer do que a população em geral.

Sistema cardiovascular – o álcool provoca lesões no coração, arritmias. É relativamente comum a ocorrência de um AVC (acidente cardio vascular) ou derrame após a ingestão de grande quantidade de bebidas alcoólicas.

Hormônios sexuais – o álcool leva a lesões nos testículos prejudicando a formação de esperma.
Leva a feminilização do homem, genicomastia (presença de mamas no homem)

O consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de:

 Câncer de boca
 Hipertensão arterial
 Impotência sexual
 Diabetes
 Problemas de próstata
 Câncer de mama – intestino – testículos – língua
 Infarto

» uma em cada quinze pessoas pode gerar uma cirrose hepática pelo excesso de consumo de álcool

» mais de cinco milhões de adolescentes são vítimas do vício em bebidas alcoólicas
» morrem 50.000 alcoólatras por ano
» 50% dos internos em clínicas psiquiátricas são dependentes de álcool

Pesquisa publicada na revista veja – dezembro de 1998.

Exame de dosagem alcoólica em cadáveres mostra que a morte violenta é precedida de uns goles a mais.

 Afogamentos – 64%
 Atropelamentos – 53%
 Homicídios – 52%
 Acidentes de carro – 51%
 Quedas fatais – 36%
 Suicídios – 36%

• Dados do IML de são Paulo


Uma relação perigosa – álcool/indivíduo

 Quem aqui tem um caso de alcoolismo na família?
 Quem aqui já teve ou tem um parente alcoólatra?
 É uma boa experiência? Sim ou não? Claro que não é!

 Quem aqui gostaria de ter uma esposa ou esposo ou filho alcoólatra? Ninguém? E ainda dizem que o álcool é inofensivo!

 Quantos aqui já tiveram alguma experiência ruim por causa do álcool?

 Quantos aqui conhecem alguma família que foi destruída pelo álcool?

 Não é o álcool um anestésico emocional?
 Não é o álcool um dos piores inimigos da família?

AI DE MIM SE NÃO PREGAR O EVANGELHO!

A pregação é um ato sublime, onde o homem com a palavra de Deus, busca responder questões, confrontar opiniões, expor erros, condenar pecados, e o principal, o cerne da mensagem que é revelar Cristo aos corações dos ouvintes.

Pregar é a função da igreja, dada diretamente por Jesus Cristo, sem a pregação a obra de Deus por nosso intermédio é incompleta, sem ela a igreja deixa de cumprir sua função maior, kerigmática, e passa a se perder em discursos filosóficos mornos e desprovidos de poder para chegar ao coração do pecador e fazê-lo olhar para Cristo.

Somos chamados a recusar o caminho das facilidades, onde a palavra de Deus é usada para exaltação pessoal de homens vaidosos e cheios de si, na mão do pregador a palavra é espada aguda, cortante, que desnuda os corações, confronta erros, aponta enganos, mas principalmente, mais do que apenas dizer que o homem caminha em engano é apontar para ele o caminho verdadeiro, fazê-lo ver a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, alcançar o que caminha na mais densa treva e apontar o luzeiro, que é Jesus Cristo. Cabe ao pregador com o poder da verdade, com o poder da palavra do próprio Deus, alçar um grito contra o comodismo, o conformismo, consumismo, supervalorização do ter em detrimento ao ser, o culto ao corpo, ao hedonismo, e a avareza.

Cabe a nós como João, o Batista, gritar, que não somos o Cristo, não pertence a nós o poder, não usamos dele como bem queremos, não nos servimos dele a nosso bel prazer, mas deixar bem claro que somos apenas uma voz, a voz do homem que entregou-se a Cristo, aceitou ser o porta voz deste evangelho, desta Boa Nova, ai de nós se não anunciarmos o evangelho.

Na pregação fica bem claro que somos apenas o instrumento por onde Deus revela sua palavra a humanidade, mostrando um caminho mais excelente o da salvação, o novo nascimento, a novidade de vida, onde o velho homem fica para trás com seus desejos mundanos e suas atitudes desprovidas de Deus, e renasce uma nova criatura, agora feita por obra da graça de Deus, não por força ou mérito próprio, mas tendo a sua dívida paga pelo sacrifício do calvário.